Atelier Tânia Kunst

domingo, 7 de agosto de 2016

Festa Rei Arthur - História e personagens

Ooooi!
Este mês vamos conhecer um pouco sobre o Rei Arthur, personagens e ideias para decoração de festas infantis.
Sempre gosto de conhecer o início das coisas, o que representa e não foi diferente com este tema que não é dos mais pedidos, mas ainda assim bem interessante.
Fui pesquisar no nosso querido Google, e assim achei na Wikipédia algumas particularidades sobre este personagem.
O Rei Arthur ( em inglês King Arthur) trata-se de uma figura lendária britânica, provavelmente baseada em alguma figura histórica da antiguidade ou da idade média que teria comandado a defesa contra invasores saxões no fim do século V. Os detalhes da história são compostos principalmente pelo folclore e pela literatura e sua existência é debatida e contestada por historiadores modernos.
O interesse por este  personagem lendário cresce com a popularidade do livro de Geoffrey de Monmouth, Historia Regum Britanniae (História dos Reis Britânicos), ainda que alguns contos e poemas fazendo referência ao grande guerreiro sejam anteriores a este livro.
Para as crianças, a versão mais conhecida e colorida é a do filme de animação da Disney chamado A espada era a Lei ( no original em inglês The Sword in the Stone) lançado nos cinemas em 25 de dezembro de 1963, baseado no livro de 1938 do autor T.H.White.
No filme, quem conseguisse tirar uma espada mágica encravada em uma pedra seria coroado rei da Inglaterra. O garoto Arthur, que desconhece a lenda trabalha como cavalariço em um castelo e sonha em se tornar um cavaleiro. O mago Merlin, conhece o futuro e sabe que Arthur será rei, assim ele se muda para a torre do castelo, junto com seu fiel assistente, a coruja Arquimedes e começa a dar aulas para o jovem Arthur. Durante uma destas aulas na floresta, eles acabam chamando atenção de uma bruxa, a Madame Min ( é a primeira aparição dela no universo Disney) que para impressionar Arthur e humilhar Merlin propõe um duelo de magia. Merlin vence e Madame Min fica doente.
Quando Arthur se torna escudeiro de seu irmão adotivo  Kay, irrita Merlin, que vai embora para o Triângulo das Bermudas. Um dia Arthur esquece a espada do irmão e é obrigado a achar outra. Quando encontra uma espada na pedra da igreja, a retira sem saber da lenda e quando a mostra a seu irmão, ninguém acredita que a tenha tirado de lá. Após confirmada a sua versão, vira o rei da Inglaterra.
Como todos os filmes da Disney, é educativo e transmite uma série de valores de forma original e divertida.
Na minha concepção dos personagens, criei dois bonecos de tecido


Um boneco de feltro com cavalo


E o mago Merlin


O kit com os cinco personagens


Fontes de pesquisa: Wikipédia, ludy-quadrinhosdisney.blogspot.com.br, cinema7arte.com.
Imagens: Luisa Festeira

Para que o grupo fique completo, ainda faltam a Madame Min, talvez o Arthur antes de ser rei, alguns cavaleiros da Távola Redonda... Ah, a imaginação... Adoro esses temas infantis, este foi um que li em histórias em quadrinhos na minha infância e adorei recordar...
Não perca as próximas postagens sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário